Saccharomyces (leveduras), tudo sobre elas.

Saccharomyces é um gênero do reino Fungi que inclui muitas espécies de leveduras. Saccharomycesé um termo de origem latina, significando fungos do açúcar. Muitos membros deste gênero são considerados muito importantes na fabricação de alimentos. Um exemplo é Saccharomyces cerevisiae, utilizado na produção de vinho, pão e cerveja. Outros membros deste gênero são Saccharomyces bayanus, usado na produção do vinho, e Saccharomyces boulardii, usado em medicina.

Morfologia

As colónias de Saccharomyces crescem rapidamente e atingem a maturação em 3 dias. São planas, suaves, úmidas, e possuem cor esbranquiçada. A incapacidade de usar nitratos e a capacidade de fermentarem vários hidratos de carbono são características típicas de Saccharomyces.

Morfologia Celular

São observáveis blastoconídeos. São unicelulares, globosos, e com forma elipsóide ou alongada. As pseudo-hifas, se presentes, são rudimentares, não apresentam hifas.

Saccharomyces produzem ascósporos, sobretudo quando criados em meio V-8, ágar ascósporo ou meio Gorodkowa. Estes ascósporos são globosos e encontram-se em ascos. Cada asco contém 1 a 4 ascósporos. Os ascos não rebentam quando maduros. Os ascósporos são tingidos por mancha de Kinyoun e mancha ascósporo. Quando tratados com a mancha de Gram são Gram-negativos ao passo que as células vegetativas são Gram-positivas.

Células de
 Saccharomyces cerevisiae em microscopia DIC. 

História

A presença de levedura na cerveja foi sugerida pela primeira vez em 1680, embora o género só tenha sido designado Saccharomyces em 1837. Apenas em 1836 Louis Pasteur demonstrou o envolvimento de organismos vivos na fermentação e, em 1888, Hansen isolou a levedura da cerveja.

Uso na fabricação de cerveja.

As leveduras da ceveja são poliploides e pertencem ao género Saccharomyces. As estirpes «cervejeiras» podem ser classificadas em dois grupos; as estirpes de ale (Saccharomyces cerevisiae, geralmente usadas para ale e stout) e as estirpes de lager(Saccharomyces pastorianus). As estirpes de lagersão híbridas de S. cerevisiae e S. bayanus.

Embora as duas espécies difiram em vários aspectos, incluindo a sua resposta à temperatura e transporte e utilização do açúcar, S. pastorianus e S. cerevisiae estão muito próximas entre as do género Saccharomyces.

As leveduras Saccharomyces podem formar matrizes simbióticas com bactérias, sendo usadas para produzir kombucha, kefir e servem para fazer bebidas alcoólicas e gengibre.

Posts Similares

Deixe um comentário