Um pouco sobre o Lúpulo
Lúpulo, ou pé-de-galo é uma liana, angiosperma, da espécie Humulus lupulus, da família Cannabaceae, nativa da Europa, Ásia Ocidental e América do Norte. É uma planta dioicia, perene, herbácea, que cresce brotos no início da primavera e definha como um rizoma endurecido no inverno. Sendo uma trepadeira, tem capacidade de crescer em torno de 4,6 a 6,1 metros. Possuem flores polinizadas pelo vento que atraem borboletas.
O lúpulo é tradicionalmente usado, junto com o malte (grão maltado), a água e a levedura, na fabricação da cerveja. No calor do cozimento da mostura, o lúpulo libera suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico.
O lúpulo é um conservante natural, sendo essa uma das principais razões para ser adotado na produção de cerveja. O lúpulo era adicionado diretamente ao barril de cerveja após a fermentação para mantê-la fresca enquanto era transportada. Foi assim que um estilo particular de cerveja surgiu, a Índia Pale Ale. Na virada do século XVIII, os cervejeiros britânicos começaram a enviar cerveja forte, com muito lúpulo adicionado aos barris para preservar a bebida durante a viagem de vários meses para a Índia. No final da viagem, a cerveja acabava adquirindo grande intensidade de aroma e sabor de lúpulo. Perfeito para satisfazer a sede do povo britânico nos trópicos.
Além de um constituinte da cerveja, o lúpulo é cultivado como trepadeira ornamental em jardins em áreas subtropicais e temperadas. Também é usado em pequena escala na alimentação, produzindo o chamado “aspargo de lúpulo”. H.lupulus contém mirceno, humuleno, xantohumol, mircenol, linalol, tanino e resina.
Existe uma infinidade de Lúpulos diferentes utilizados na Cerveja e serão melhor descritos mais na frente..