Cervejas de Trigo: Weizen, Weiss e suas diferenças.
Muito tradicionais na Alemanha e particularmente uma das minhas favoritas, essas cervejas refrescantes são feitas de maltes de trigo e de cevada, lúpulo e levedura. Elas se caracterizam por ter uma ótima formação de espuma, serem encorpadas e com aromas frutados de banana e cravo.
Weizen, Weiss, Hefeweizen, Hefetrub, Mit Hefe, Kristalweizen, etc. Com tantos tipos, você sabe realmente a diferença entre eles? Para início de explicação é preciso saber que Weizen significa Trigo e Weiss significa Branco. Então, agora será que há uma diferença?
Na Alemanha é comum se referir a Weissbier ou Weizenbier somente mas é uma questão, ligada a regionalidade norte e sul. Há quem diferencie estes termos com relação a aparência da cerveja, mas isto não é regra, sendo Weiss uma alusão a turbidez da cerveja e as Weizen se referindo a uma cerveja mais límpida. Tanto é que, supostamente, o termo Weiss surgiu por essa referência a turbidez, que em certos casos deixa a cerveja com partículas claras.
Já o termo Hefe significa Levedura, ao pé da letra, e também faz alusão a turbidez, que em sua maioria é resultante da mesma. O ato de girar a garrafa de Weiss, com o resto de cerveja nela, serve para desgrudar os sedimentos do fundo, que nada mais são do que leveduras depositadas, e mistura-los ao restante do líquido. Neste momento pode se perceber que a cerveja fica ainda mais turva do que antes do ato e perceber a diferença da turbidez por sedimentos do trigo e outro pela levedura. Mesmo assim, o termo Hefe antes de Weizen, não muda nada em relação ao produto pois, em todas as variações de nome, o líquido contem sempre os mesmos sedimentos. Hefetrub nada mais é do que foi explicado acima, trub vem do inglês trouble ou turbulence, e assim como o Mit Hefe significa que há turbidez (sedimentos) de levedura presente naquela garrafa.
Versões “limpas” da Weiss levam o epíteto de Kristal (Cristal) em referencia ao brilho límpido e seu perfil sensorial é alterado ficando mais nítido em questões gerais, com isso a teoria do nome Weizen não pode ser considerada como válida.
Não há diferença nenhuma no produto em relação a todos estes nomes, afinal como vimos, é apenas a indicação da presença de levedura que de uma forma ou de outra (não sendo Kristal) estará presente na cerveja. Na Alemanha a questão de norte x sul é evidente, as tradições e a cultura tem muitos aspectos diferentes, e que geram uma certa rixa entre o povo. Essas rixas são observadas no futebol, na música, na TV, etc. Mas também é aplicada na cultura cervejeira. A diferença de nome, pode estar mais ligada a demografia e a origem de dialetos, no final das contas é referente a mesma cerveja!
Isto não quer dizer que toda Weiss seja igual pois há sub-estilos dentro da categoria como a Dunkel ou Dunkles Weiss / Dunkelweizen (a versão escura), Weizenbock (escura e mais parruda), Berliner Weiss (ácida), Gose (salgada e condimentada), as Blanche ou Wit Belgas (cítrica e condimentada) e as American Wheat (Amarga e frutada), enquanto a tradicional é mais frutada e condimentada.
Agora que já sabe as particularidades de cada nome, vem a parte mais importante: A Degustação!
EinProsit!