Pilsen e sua história

Pilsen é um tipo de cerveja lager oriunda da Segunda Revolução Industrial, devido ao avanço da microbiologia e da eletricidade, refrigerando os equipamentos das fábricas e das casas dos consumidores. É originária da cidade de Pilsen (hoje) Plzeň, na Boêmia (atual República Checa) por volta de 1840. É fabricada a partir de malte tipo Pilsen, lúpulo Saaz e água de baixa dureza, fermentados por levedo de baixa fermentação.

Possui um abundante aroma do malte com um toque floral proveniente do lúpulo, o sabor complexo do malte combinado com um amargor sutil do lúpulo,de baixo teor alcoólico (4~5%). É transparente e amarela, beirando o dourado, mas sua espuma é opaca e branca devido ao espalhamento da luz no espaço entre a bebida e as bolhas de ar. Exemplos comerciais são a Pilsner Urquel, Budweiser Budvar, Eisenbahn Pilsen, Abadessa Slava Pils e Bamberg Pilsen.

O estilo Pilsen é muitas vezes utilizado nos rótulos de cervejas Standard American Lager, mas diferenciam-se dessas por não utilizar adjuntos (arroz e milho) e por utilizar exclusivamente lúpulo do tipo Saaz, gerando uma cerveja com aroma mais rico e complexo.

História:

A cidade de Pilsen, na república Checa começou a produzir cerveja em 1295, mas até meados dos anos 1840, a maioria das cervejas da Boêmia era de alta fermentação. O sabor e padrões de qualidade variavam muito, e em 1838 ocorreu um conhecido episódio em que os consumidores despejaram barris inteiros de cerveja na praça da cidade para mostrar sua insatisfação. Assim, motivados por este evento, o governo da cidade funda uma fábrica de cerveja em 1839 chamada Mestansky pivovar Plzeň (em Alemão: Bürger-Brauerei, em Português: Cervejaria do Povo – agora Pilsner Urquell), que era voltada para fazer cerveja no estilo bávaro.

A cervejaria de Pilsen recrutou o cervejeiro bávaro Josef Groll (1813-1887) que, utilizando técnicas e maltes novos, apresentou o seu primeiro lote de Pilsner em 5 de Outubro de 1842. A combinação de um malte preparado por uma tecnologia Inglesa, com a água incrivelmente suave de Pilsen , com os nobres lúpulo Saaz locais e com o estilo bávaro de lagering produziu uma cerveja clara, dourada, que foi considerado como uma sensação à época. O surgimento simultâneo da eficiente forma de fabricação de vidro na Europa permitiu que a população em geral pudesse comprar copos de vidro pela primeira vez. Estes itens de luxo (à época) apresentaram, a visualmente agradável clareza dourada do estilo recém inventado, influenciando ainda mais rápida divulgação da Pilsner.

Posts Similares

Deixe um comentário