Riscos do Covid-19 e as soluções do mercado cervejeiro

Covid-19 pode arruinar safra de lúpulo na Alemanha

A safra de lúpulo na Alemanha está seriamente comprometida. A pandemia de Covid-19, segundo associações de produtores locais, tornou escassa a mão-de-obra temporária vinda de fora do país que normalmente trabalha nas plantações.

 “Devido ao fechamento das fronteiras, atualmente não há praticamente nenhum trabalhador sazonal para trabalhar durante a primavera nos campos de lúpulo”, diz um comunicado da IGN, uma das empresas do setor na Alemanha.

Em tempos “normais”, é comum que trabalhadores rurais poloneses, checos e romenos viajem à Alemanha durante a primavera. No entanto, como o país é um dos principais atingidos pelo novo coronavírus na Europa, há um grande temor de contaminação.

Hoje a Alemanha contabiliza mais de 62 mil casos e 570 mortes, enquanto Polônia, República Checa e Romênia têm todos por volta de 1900 contaminações e menos de 60 mortes.

O problema, assim, não é entrar na Alemanha, já que esses trabalhadores estariam autorizados a viajar e ficar no país, mas sair: após sua estadia, seria obrigatória uma quarentena de 14 dias para que voltassem à vida normal na Polônia, por exemplo.

A maioria desses trabalhadores tem emprego fixo em seu país de origem e faz o trabalho de colheita de lúpulo durante suas férias – que não seriam suficientes para comportar os 14 dias de quarentena.

Situação dramática

Maior área plantada de lúpulo do mundo, a região de Hallertau, ao norte de Munique, demanda aproximadamente 5 mil trabalhadores sazonais por ano. Em abril, no entanto, época em que o lúpulo começa a crescer, esse número chega a 15 mil.

“A situação é dramática”, avalia Franz-Xaver Hobmaier, presidente de uma cooperativa de Mainburg, cidade da região da Baviera. “O humor dos fazendeiros oscila entre a esperança e o medo.”

Para atenuar o problema, Hobmaier levantou a possibilidade de recrutar estudantes universitários, que têm suas aulas paralisadas, ou trabalhadores de bares e restaurantes, que perderam seus empregos por conta da crise. “Se não encontrarmos trabalhadores suficientes, pode haver uma escassez de lúpulo nesse ano.”

Uma safra pequena, no entanto, tem tudo para resultar em preços mais altos, o que culminaria em custos maiores para cervejarias e para consumidores.

Salve sua cerveja! Cervejarias tchecas pedem ajuda

Glass mug with beer over czech republic flag

Ultimamente, o coronavírus afeta a vida de muitas pessoas, incluindo pequenas cervejarias.

Devido ao fechamento de restaurantes, sua demanda caiu significativamente. Essas circunstâncias levaram à iniciativa Zachraň pivo (Save the Beer) para ajudá-los na venda de bebidas alcoólicas.

No momento, existem 1.306.833 copos de meio litro de cerveja artesanal em tanques.

“Milhares de cervejas estão esperando para serem resgatadas. Cerveja fabricada, fresca e não pasteurizada é perecível. Jogar milhares de litros no canal pode acabar com alguns de nós. Deseja ajudar as microcervejarias checas?” Afirmou o post na página do Facebook.

Segundo os representantes desta iniciativa, não é difícil ajudar. “Basta olhar para o nosso mapa, encontrar a loja mais próxima, comprar e beber cervejas. Você conhece uma maneira mais agradável de ajudar alguém?

“Um quarto de cerca de 500 microcervejarias tchecas não sobreviverá à crise”, disse na quarta-feira o presidente da Associação de Cervejarias Tcheco-Morávia Jan Šuráň.

Segundo ele, a produção de cerveja nas microcervejarias caiu em média de 80 a 85%.

“Essas pessoas vão durar um mês. O governo deve agir o mais rápido possível para compensar as medidas de crise. Os operadores de restaurantes salientaram que, com base na Lei de Crise, o parágrafo 36 declara que “o Estado é obrigado a compensar os danos causados ​​a pessoas físicas e jurídicas em conexão causal com medidas de crise com empréstimos sem juros, pagamentos de impostos retidos na fonte ou pagamentos indevidos de seguros”.

Para superar a crise causada pela pandemia do coronavírus, os consumidores da República Checa foram convocados por cervejarias artesanais a usarem seus poderes de beber e comprar. Com bares fechados desde o meio de março, mais de uma centena de marcas de pequeno porte se juntaram em um “saldão” de rótulos com a data de vencimento próxima, com o objetivo de desovar os estoques.

Eles apontam que a legislação local obriga o Estado, em caso de crise, a compensar os estragos, fornecendo empréstimos sem juros e perdoando taxas e de pagamentos de seguros.“Se o governo não der suporte às pequenas cervejarias, milhares perderão seus empregos”,  segundo Šuráň.

Fontes:
https://www.praguemorning.cz/save-our-beer-czech-microbreweries-are-asking-for-your-help/

https://guiadacervejabr.com/salve-nossa-cerveja-tchecas/

Posts Similares

Deixe um comentário